sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A fábrica de multas municipais:




Cidadão e Cidadã, sabe você que Curitiba arrecadou com multas de trânsito em 2011, R$ 42,6 milhões de reais?
Isto é muito triste mas verdadeiro, sabemos que muitos sequer sabem ou lembram de ter passado no local em que forma “flagrados” pela indústria!
A anos somos informados em tempos relativamente longos e esparsos que a empresa encarregada de operar os radares em Curitiba foi beneficiada com a nona e ilegal prorrogação do contrato celebrado com a prefeitura, mas nunca sabemos os detalhes dos contratos, depois não sabemos nada de licitações, e por fim a Câmara de Vereadores que é a responsável por fiscalizar e denunciar os desmandos do Executivo, nunca fez absolutamente nada para coibir os abusos.
Lemos em vários jornais que em dezembro de 2009 a Justiça determinou a realização de nova licitação e o bloqueio dos radares. Feita a licitação, a mesma empresa foi vencedora. Alguma surpresa no resultado da licitação. E pensar que o dono da empresa é um adversário político do prefeito e ligado ao ex-governador, que tinha interesse na manutenção do status quo dos radares em Curitiba.
A Urbs uma empresa que já representou o melhor da administração municipal em Curitiba, mas que nos últimos anos tem se notabilizado pela ineficiência e pela falta de planejamento, disse que estava estudando "perdoar" as multas de quem fura o sinal depois da meia-noite. Sinal de falta de segurança, de desamparo do cidadão no espaço urbano, estudar perdoar as multas é escarnecer do curitibano que não pode ficar em muitos lugares parado no sinal vermelho altas horas da noite. Isto quando não é assaltado as 19h00 em frente a sua casa em bairros que sabidamente têm seu nível de violência crescendo.
O prefeito diz que o problema de segurança é do Estado e o município só pode lavar as mãos como disse o hoje prefeito Ducci. Dizer que o problema de segurança é do Estado é lavar as mão e criar uma máquina azeitada de arrecadação, mais uma, para perpetuar-se no poder. Nos cruzamentos o problema de segurança também é da prefeitura, que cria os locais de investigação das infrações e de monitoramento do trânsito e do cidadão, pois se lá tivéssemos agentes de trânsito em vez dos radares, os marginais teriam inibida sua ação. O que nos resta é constatar que os mais de R$ 42 milhões arrecadados com multas só servem para amplificar nosso abandono, para superremunerar empresas ligadas ao poder e gerar receita a novos órgãos burocráticos. Cidadania nada!
A imprensa paranaense muito pouco crítica e relevante cai na conversa mole da prefeitura de que os radares vão dar um jeito no trânsito de Curitiba. O que dá um jeito é investimento em via pública, em alternativas de transporte e muita, muita educação do cidadão. Como não faz nenhuma delas, as coisas só pioram.
Curioso é ver Luciano Ducci pedir desculpas pelo caos no trânsito provocado por tantas obras ao mesmo tempo, explicando candidamente que só agora saiu todo o dinheiro dos 4 anos deste governo. Só agora? Puxa que lastimável, então deixemos para o próximo prefeito averiguar as necessidades e as prioridades, porque fazer tudo agora?
Velhinha de Taubaté me chama, que eu vou!
Na realidade a política de trânsito de nossa cidade, infelizmente busca sim, dar um jeito no bolso dos donos das empresas que ganham com os equipamentos e de quem está faturando alto em cima da boa-fé dos curitibanos, e depois contribuem generosamente para a perpetuação dos políticos no Executivo e no Legislativo municipais.
O problema é que cidadãs e cidadãos continuam absolutamente à mercê dos desmandos do poder público, e eventualmente vê dramas e tragicomédias denunciarem o abuso de poder, como o recente caso do Secretário Municipal de Trânsito, um caso paradigmático.
Mas para quem tem um secretário de Estado condenado por corrupção, apenas não punido por prescrição, o que dá ter um secretário municipal de trânsito que não respeita regras de trânsito?
Temos de ter vergonha, temos de intimar a Câmara para que ela tenha envergonha, e assim haja resgate de nossa cidadania.
Por e para Curitiba, Sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário